Publicado nos anos 70 e sendo o conto mais publicado internacionalmente, "O arquivo", do escritor Victor Giudice, narra uma história da vida de um homem, mas em relação ao seu trabalho e o que isso ocasionou e trouxe em sua vida.
Com o foco narrativo em terceira pessoa, o conto passa em torno de apenas um personagem principal, o João, que começou tendo o seu primeiro trabalho aos 17 anos, mesmo sem ter chego atrasado ou faltado ao trabalho, o rapaz obteve uma redução de quinze por cento em seus vencimentos, no outro dia se mudou para um quarto mais distante do centro e passando a tomar duas conduções para ir ao trabalho.
Com o passar do tempo, João teve um segundo corte salarial, desta vez com sorriso, se mudou novamente e passou à três conduções, acordando mais cedo, comendo menos. Mais tarde, João foi rebaixado de posto e teve menos cinco dias de férias. Se sentindo deslumbrando pelo acontecido, se mudou, comia menos ainda, chegava as 23 horas em casa e acordava às três.
Quando chegara aos sessenta anos, o ordenado era de dois por cento, já se acostumara com a fome, dormia quinze minutos nos campos, sem ter moradias ou roupas e era conduzido ao trabalho por um caminhão desconhecido.
Aos 40 anos de serviço, lhe informaram que seu salário foi eliminado, não haveria férias e seu emprego agora seria de limpador de sanitários, em que se transformou em um arquivo de metal.
Pode-se perceber que o personagem se sentia contemplado por todas as mudanças acontecidas, vivendo apenas para o trabalho, sem ter uma vida fora disso e sem ter um maior conhecimento sobre o que vinha acontecendo, aceitando desta forma e mostrando algo que ainda prevalece nos dias de hoje na rotina, na vida de muitas pessoas, a alienação.
Jonathan (15), Patricia(32)
sexta-feira, 27 de agosto de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário