O conto Idolatria de Sergio Faraco, foi escrito na década de 80 e reescrita pela editora objetiva Ltda. em 2001, no livro Os Cem Melhores Contos Brasileiros.
Relata uma viagem onde o pai e o filho, juntos iam para Meruporã. Em meio a estrada, o caminhão que o pai dirigia derrapou e ficou preso em uma valeta. Aceleraram o caminhão para sair da valeta e seguir em frente, mas não conseguiram, só ouviram estalos vindos do motor.
O menino sentia muita falta do pai , que por ser caminhoneiro viajava muito. O medo de esquecer-se de como eram os traços do pai é grande.
O autor aborda um assunto a respeito de um menino que tinha seu pai como idolo. Ele mostra as características que o filho notava e admirava no pai.
A mensagem deixada pelo autor é que, existem varias formas de se amar e demonstrar o amor.
A historia foi bastante descritiva com relação aos fatos e acontecimentos nela contida. O titulo passa uma ideia muito mais forte do que se encontra no texto.
Jéssica e Aline
Legal! Destaco ainda a extrema importância do título para que esse conto transmita com clareza sua ideia. Sem o título “Idolatria”, o texto perderia muito de sua força, podendo até mesmo ser considerado piegas por aqueles que enfatizariam os sentimentos do filho e não sua admiração excessiva pelo pai. Vejam a análise completa desse conto em: http://contornosdaliteratura.wordpress.com/2014/08/27/idolatria-sergio-faraco/
ResponderExcluir